Banco de Capacitores

A maioria das cargas das unidades consumidoras consome energia reativa indutiva, como motores, transformadores, Lâmpadas de descarga, fornos de indução e outros.

As cargas indutivas necessitam de campo eletromagnético para seu funcionamento, por isso sua operação requer dois tipos de potência (Ativa e Reativa).

A potência ativa, medida em kW é aquela que efetivamente realiza o trabalho gerando calor, luz, movimento, etc.

A potência reativa, medida em kVAr é usada apenas na criação e manutenção dos campos eletromagnéticos das cargas indutivas.

Sendo assim, enquanto a Ativa é consumida na execução de trabalho, a Reativa além de não produzir trabalho, circula entre a carga e a fonte de alimentação, ocupando um espaço no sistema elétrico no qual poderia ser usado para produzir mais energia Ativa.

A potência Ativa e Reativa juntas constituem na potência Aparente, medida em kVA que é a potência total gerada e transmitida a carga.

O fator de Potência é definido como razão entre a Potência Ativa e Potência Aparente, que em porcentagem mostra o quanto é fornecido e o quanto é aproveitado.

Valores próximos a FP 1,0 indicam o uso eficiente da energia elétrica.

Por norma, o valor mínimo aceitável para instalações elétricas do FP é 0,92 sendo punido por multas consumidores que apresentarem valores menores que o mesmo.

Desenvolvido para fazer esta correção do Fator de Potência, (redução de consumo através de otimização da potência), o banco de capacitor hoje em dia é mais utilizado em industrias, podendo ser também aproveitado para residências ou comercio.

Existem três tipos de painel para banco de capacitores

•Tipo Automático

•Tipo Semi Automático

•Tipo Fixo

Envie seu projeto que vamos oferecer o que melhor atenderá suas necessidades.

Deixe uma resposta