SOCIAL

A Pro Painel tem orgulho em fazer parte do grupo de apoiadores à esta iniciativa, conheça o belo trabalho feito pela AHPAS na luta contra o câncer Infantil.

CONTATO.
Rua Joaquim Nabuco, 119 – Brooklin – São Paulo – SP
Telefone: (11) 5535-2726 | Email: ahpas@ahpas.org.br

Pro Painel, apoiador da AHPAS no Transporte de Crianças e Adolescentes para tratamento do câncer desde 2005

A AHPAS (pronuncia-se “a paz”) é uma associação sem fins lucrativos, de interesse público, fundada em 1999, com o objetivo de oferecer transporte gratuito, especializado, confortável e regular a jovens pacientes carentes com câncer durante o período de tratamento médico na cidade de São Paulo. A missão da AHPAS é melhorar a qualidade de vida desses jovens em um período muito difícil de suas vidas, tornando as idas ao hospital menos desgastantes e a perspectiva de enfrentar o tratamento menos dolorosa. A AHPAS procura também, através da oferta de transporte, minimizar as chances de desistência do tratamento por dificuldades de locomoção em uma cidade de tráfego difícil como São Paulo, em que as populações pobres moram cada vez mais afastadas do centro da cidade, onde estão os hospitais especializados. A AHPAS atende inclusive casos de pacientes amputados, casos de jovens com tumores cerebrais que não podem mais se movimentar e pacientes terminais.

A idéia da AHPAS surgiu da necessidade de dois pais procurarem renovar o sentido da vida após a morte da filha Helena, de 5 anos, com câncer. A rotina da doença mostrou a esses pais a carência de transporte especializado e gratuito e fê-los ver como um serviço do gênero poderia ajudar as famílias que precisam levar seus filhos para o tratamento regular, durante vários meses, e não possuem recursos para transporte adequado. Afinal, pensaram, de que servem os tratamentos de ponta já disponíveis nos hospitais especializados da cidade que atendem pelo SUS se o paciente pobre não tem acesso fácil a eles?

A prática do trabalho da AHPAS acontece nos trajetos que realiza com os jovens. Cada trajeto ocorre assim: o motorista (ou voluntário motorista, quando necessário) da AHPAS vai até a casa do jovem paciente em tratamento médico, em geral localizada em favelas na periferia de São Paulo (distantes às vezes mais de 50km do centro), ajuda a acomodar o jovem no veículo, conversa com ele e seu acompanhante para deixá-los à vontade, tudo sempre com o objetivo de deixar o jovem atendido mais alegre e disposto para o dia que se inicia. Em geral, além do motorista treinado, um voluntário devidamente sensibilizado está presente, com o objetivo de tornar o trajeto mais aconchegante. É oferecido lanchinho (os trajetos são muito longos), com suco e água (que é o que os jovens pacientes mais consomem), travesseiros para apoio, cobertor para os dias frios, além de brinquedos, música, filmes, revistas e livros para entretenimento. Principalmente oferece-se silêncio respeitoso, quando o jovem está muito cansado ou indisposto, preferindo dormir ou ficar bem sossegadinho apoiado em seu acompanhante (em geral a mãe). Chegando no hospital, motorista e voluntário ajudam o jovem a desembarcar. Ao final do tratamento, motorista ou voluntário vão buscá-lo no hospital e levá-lo de volta para casa. Nos períodos em que o jovem faz quimioterapia, é comum que fique enjoado, com vontade de vomitar. Para proporcionar-lhe o máximo conforto, há saquinhos plásticos e papel toalha a bordo e o carinho do voluntário e do motorista.

Conheça mais a história da AHPAS clicando AQUI.